quarta-feira, 17 de junho de 2009

“Visita de estudo a REBAT e Paisagem Protegida da Lagoa de Bertiandos”
19 de Maio de 2009



Actividades desenvolvidas:
· Visita à REBAT;
· Visita à Paisagem Protegida da Lagoa de Bertiandos.

Objectivos gerais das actividades:
Conhecer qual o destino e processos de tratamento dos resíduos em Portugal;
Reconhecer a importância da utilização sustentável dos recursos naturais para a evolução da sociedade;
Reconhecer que a natureza constitui um património comum que tem de ser preservado;
Observar in loco algumas espécies da fauna e da flora de Portugal;
Desenvolver nos alunos o gosto pelas ciências;
Desenvolver a curiosidade científica;
Relacionar a Ciência com a Sociedade, Tecnologia e Ambiente;
Promover o civismo e o convívio entre alunos e alunos e professores.

Intervenientes:
· Alunos do 8º ano de escolaridade (123 alunos)
· Docentes de Isabel Santos, Sónia Barreiras, Patrícia Costa, Ricardo Polónia, Miguel Viana, Dinis Figueiredo, Ana Teresa Juanico, Marisa Rodrigues e Ana Maia.

Dado o elevado número de intervenientes, bem como razões de logística, houve a necessidade de dividir os alunos em dois grupos, pelo que a visita realizou-se em dois momentos. Um grupo visitou as Lagoas de Bertiandos de manhã e a Rebat à tarde, enquanto que o segundo grupo inverteu esta ordem de visita. Os dois grupos de alunos revelaram um grande interesse e empenho na participação nas actividades propostas, seguindo com muito rigor quer as indicações dos professores e dos monitores quer as sugestões do guião que lhes foi fornecido.
Os alunos demonstraram uma curiosidade positiva na observação e na compreensão dos fenómenos naturais que lhes foram apresentados.
O calendário definido para esta visita foi considerado oportuno, visto que, os alunos tiveram a oportunidade de articular os conteúdos que estavam a ser leccionados nas aulas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, com as observações in loco que efectuaram.
Das opiniões efectuadas aos alunos para a avaliação desta visita, concluiu-se que os mesmos consideraram que esta atingiu os objectivos inicialmente propostos, tendo realçado a importância da existência de um guião para um melhor acompanhamento da mesma e, que este tipo de actividades alarga conhecimentos que não são circunscritos a uma sala de aula.
O balanço desta actividade revelou-se fortemente positivo quer na perspectiva pedagógica quer do ponto de vista do relacionamento interpessoal.